sexta-feira, 6 de maio de 2011

Viagem Comenuis à Turquia e uma mala cheia de ofertas!


 




Esta primeira semana de Maio foi muito atarefada para todos os alunos e professores envolvidos no Projecto Comenius. No próximo domingo, dia oito, a nossa escola envia para a Turquia mais uma delegação para participar nos trabalhos do Projecto.


Os alunos da Unidade de Apoio a Alunos com Multideficiência e os alunos com Currículo Específico Individual, durante as aulas de Trabalhos Manuais e Autonomia Pessoal, prepararam um conjunto de ofertas em tecido à semelhança do que têm realizado durante o ano. Cada aluno fez um fuxico com a ajuda da professora e das auxiliares da sala. Coube a estes alunos realizarem a fase de costura do tecido, que aprenderam este ano, enquanto os adultos ajudaram na  finalização.
 

Também os alunos do 8ºA vieram esta semana à Unidade de Apoio a Alunos com Multideficiência e transformaram simples cadernos de capa preta em bonitos livros de receitas para oferecer aos nossos parceiros europeus. Este momento proporcionou um bom trabalho de pares e contou com a colaboração da professora Ana Margarida, do professor Venâncio e da intérprete de LGP, Cátia Franco.


Muitos outros têm contribuído com ofertas. A professora Ana Clemente e as turmas de oitavo ano fizeram saquinhos de cheiro, o professor Martinho e a turma do 8º B fizeram compotas, a professora Susana Silva e a turma do 5ºB confeccionaram bolachas de alfazema e o professor António Pedro e a turma do 5º C fizeram velas de cheiro de alfazema. Estas ofertas são mais do que isso, são o cumprimento de um dos grandes objectivos do Projecto que é, a forma como cada escola de cada país explora as potencialidades das ervas aromáticas e medicinais que lhe foram atribuídas. No nosso caso foi a alfazema, o hipericão, a lúcia-lima, alecrim e os orégãos.

A delegação que o Agrupamento de Escolas de Santa Catarina enviará à Turquia levará uma mala cheia de ofertas realizadas pelos nossos alunos para que os professores e alunos de outras escolas parceiras no Projecto, vejam como somos habilidosos e generosos. A sua mala irá cheia de ofertas feitas pelos nossos alunos mas acima de tudo a sua mala irá cheia de boa vontade, partilha, trabalho inclusivo e orgulho naquilo que conseguimos realizar.
Boa viagem!
Teresa Miguel

Sem comentários: