segunda-feira, 7 de março de 2011

Dia do PROSEPE e CARNAVAL na EBI/JI e EB de ALVORNINHA


Hastear da bandeira ao som do hino do Clube Alerta Verde













Como já vem sendo tradição, o Agrupamento de Escolas de Santa Catarina comemorou o Carnaval. Assim, os festejos dividiram-se pelos três núcleos: Santa Catarina, Carvalhal Benfeito e Alvorninha.
Na escola-sede o dia começou com a comemoração do Dia do Prosepe, um projecto de sensibilização e educação florestal da comunidade escolar que já conta com 14 anos de existência. Hasteou-se a bandeira ao som do hino do clube Alerta Verde e declamou-se o poema “Plantar uma Floresta” de Luísa Ducla Soares.  
Após um intervalo, cada turma apresentou o seu projecto, todos eles subordinados ao tema “A Floresta”, em articulação com o Prosepe. Os desfiles foram apreciados por um júri constituído por um aluno de cada ciclo, desde o pré-escolar ao terceiro ciclo, pela subdirectora do agrupamento, pela chefe dos serviços de administração escolar e pela coordenadora das bibliotecas escolares do agrupamento. O júri elegeu uma turma vencedora por ciclo de ensino. Foi uma tarefa árdua, pela criatividade demonstrada, mas saíram vencedoras as turmas do pré-escolar da EBI, 3.ºC, 6.ºA e 9.ºC – todas elas receberam como prémio uma pequena oliveira e têm a responsabilidade de a cuidar para que cresça e floresça.
A festa culminou com os alunos, professores, funcionários e encarregados de educação a dançarem ao som de ritmos carnavalescos. Foi um dia muito divertido, que serviu para assinalar o Carnaval e a importância da floresta na nossa vida, mas sobretudo que contribuiu com momentos de partilha, imprescindíveis para se estreitarem laços de amizade e de convívio saudável entre os elementos da comunidade educativa.


Foliões em Alvorninha


Uns dias antes da festa de Carnaval, já todos trabalhavam com afinco! Era preciso enfeitar a escola, construir as máscaras e preparar a festa!
Sob o tema “A Floresta”, todas as turmas meteram mãos à obra utilizando preferencialmente materiais recicláveis. Apareceram coelhos, pássaros, ouriços, flores e árvores! E para cuidar da segurança… duas corporações de bombeiros pequeninos, mas valentes! Também não faltaram príncipes, fadas, duendes…
Chegado o grande dia, todos se engalanaram para o desfile, que contou também com a participação dos idosos do Centro de Dia!
Ao som de uma música bem animada, todos dançaram exibindo as maravilhosas fantasias! Não faltou o concurso de máscaras dos adultos, tendo como júri os delegados de turma. E na biblioteca, um grupo de alunos apresentou, a toda a comunidade escolar, a peça de teatro “O céu está a cair”, de Luísa Ducla Soares.
No final, visivelmente satisfeitos, todos participaram num almoço convívio que a Associação de Desenvolvimento Social da Freguesia de Alvorninha fez questão de alargar a todos os encarregados de educação presentes!
O grande envolvimento de todos (alunos, docentes titulares de turma/grupo e das AEC, funcionários, encarregados de educação, idosos, elementos da ADSFA) foi imprescindível para o sucesso da festa. A todos o nosso bem-haja! 


A apresentação da peça de teatro "O Céu está cair" de Luísa Ducla Soares.




4 comentários:

arte por um canudo 2 disse...

Espectacular.Muito criativo e cheio de imaginação. Parabéns.

maria disse...

LINDO!!!
Parabéns.

maria disse...

...não há crise que se sobreponha à criatividade e à vontade de ser ESCOLA!!!

Beatriz Querido disse...

Espectacular! Estava cheio de criatividade o Carnaval do ano passado!
Parabéns a todos!*_*